fevereiro 28 2019 0Comment
Homem trabalhando em ambiente industrial

Diferença entre automação e instrumentação industrial

Automação e instrumentação industrial

A palavra automação vem do latim automatus, que significa “mover-se por si só”, assim o principal objetivo deste sistema é fazer com que todos os mecanismos de um equipamento verifiquem o próprio funcionamento sem a operação homem, afim de reduzir gastos e melhorar processos.

Já a instrumentação industrial é indispensável para quem deseja melhorar os resultados das máquinas na empresa. Dentre as funções realizadas a partir dela, está o sistema de controle distribuído, que permite reunir diversas centrais de controle em uma estação, assim podem ser comandadas a quilômetros de distância ou até mesmo por comunicação wireless.

Mas afinal, qual é a diferença entre ambos?

É comum o pensamento de que automação e instrumentação são a mesma coisa. Por mais que estejam relacionadas e, na prática sempre juntas, existem diferenças, principalmente em relação aos conceitos e definições de cada.

Automação industrial

Por essência ela estuda maneiras de diminuir a quantidade de interferência de pessoas na linha de produção para reduzir custos, ou seja, uma forma eficaz de substituir o trabalho manual pelo robótico.

Instrumentação industrial

Por outro lado, ela tem o papel de aperfeiçoar o controle e desempenho de processos industriais, como o aumento de segurança de máquinas e pessoas.

Atuação profissional

Para atuar nestas áreas é necessária a formação tecnológica ou até mesmo bacharelado. Embora as profissões estejam correlacionadas e cada curso fornece matérias do outro, existem diplomas diferentes para as graduações.

A função do técnico de automação industrial é criar projetos de máquinas inteligentes. A área que cresceu muito nos últimos anos, principalmente dentro de metalúrgicas. Pelo aumento da demanda de profissionais, muitas faculdades oferecem este curso.

O instrumentista industrial atua com planos para tornar o maquinário mais eficiente e seguro para os operadores. A oferta de vagas é reduzida, entretanto, assim como a área de automação é rentável.

 

AtendeServe é uma empresa de automação industrial voltada para a otimização de produção das indústrias. A companhia fornece soluções eficazes para a modernização, aumento de produtividade e qualidade, dentro de custos e prazos pré-estabelecidos. Fundada em 2003, a AtendeSeve está sediada em São Paulo. Para mais informações, visite o site da AtendeServe (www.atendeserve.com.br)

aazpress

Write a Reply or Comment